Voltar ao topo

@2016 by Avicres Brasil. Desenvolvido por MayoDesign.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Vimeo Icon

Sobre Nós

A AVICRES (Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade) é uma organização não governamental caracterizada como entidade filantrópica isenta de qualquer vínculo político. A AVICRES possuiu títulos de Utilidade Pública dos governos: Municipal, Estadual e Federal, além de possuir registro nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Oficializada em 23 de agosto de 1991, pelo teólogo Johannes Niggemeier, a AVICRES deu início a um trabalho voltado a crianças em vulnerabilidade social residentes no município de Mesquita, mas precisamente na Comunidade Lírio do Vale e estendendo – se mais tarde para os municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo. Ao longo dos anos este trabalho se estendeu acolhendo também adolescentes, adultos e idosos excluídos e menos favorecidos, com a preocupação de ampliar seus objetivos. O principal objetivo da AVICRES é promover o crescimento e desenvolvimento integral do ser humano, oferecendo-lhes acompanhamento educacional, psicológico, assistencial e saúde. 

 

Todos os projetos educacionais da AVICRES são totalmente gratuitos, nenhuma família paga pela mensalidade e nem pelos custos dos materiais usados, durante o período em que as crianças e adolescentes estão matriculados. Com base na Pedagogia Holística, estes Projetos trabalham para que essas crianças e adolescentes tenham uma vida digna, longe das ruas e dos riscos sociais.

 

 

A AVICRES em primeiro lugar não é fruto da nossa própria vontade, mas é uma resposta a nossa vocação: opção preferencial pelos mais pobres e necessitados.

 

Johannes Niggemeier

Fundador da AVICRES

 

Educação pela Paz

“Não nos deixe cair em resignação (diante da violência), mas livrai nos do mal!"

Diante do fato que a violência já tornou-se uma praga na nossa região da Baixada estamos experimentando diversas formas, diversos tipos da resignação:

Quase todo mundo lamenta sem parar ou até se diverte nas conversas de dia a dia pintando cenários cada vez mais brutais na parede. Mas uma outra maneira que, finalmente, a médio ou a longo prazo alimenta o hábito de desistirmos, cansarmos ou cairmos em resignação. E também o nosso costume de acusar só e simplesmente o "poder público”, que "nunca fez e faz nada “para criar circunstâncias ou estruturas adequadas que evitem, que não deixem a violência  crescer a dimensões imensas. E a verdade é: "Justiça gera Paz!" E pobreza: fome, falta da moradia e de trabalho. Assim como roubo público e corrupção criam, produzem brigas, guerras e ... violência.

Sobretudo atualmente estamos experimentando isso. E se nós ficarmos só na atitude de acusação, de cobrança, responsabilizando os poderosos, isso só aumentará o nosso sentimento e complexo de incompetência humana de não podermos mudar nunca esta praga, que caí como uma tragédia anonimamente sobre nós. 
Nós também acreditamos naquela sabedoria humana  e popular: "Gentileza gera gentileza!”
E aqui entramos no campo da nossa vida particular e do nosso trabalho profissional do dia a dia:
 

EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO  PARA  PAZ.

Quero colocar aqui princípios  fundamentais da Educação para paz:


1) Só a "Paz GERA Paz"
Paz e o pressuposto de trabalhar pela paz.
Ninguém pode dar o que não tem.

2) O EXEMPLO da educadora que trabalha pela paz.

Isso pressupõe: comportamento de paz/ luta por uma atmosfera de paz: 
— na sua própria vida particular, fora do trabalho
— na sua convivência/cooperação com as colegas do setor (p.ex. nas reuniões)
— no seu comportamento com as crianças

3)"COMUNICAÇÃO SEM VIOLÊNCIA"
—Interesse em perceber a realidade da criança (fatos, acontecimentos ,emoções....)
— empatia na situação da criança/se colocar no lugar dela
— entender/respeitar a ação da criança... sem julgar!
—simpatia/disposição em acompanhar e procurar soluções
—aceitar, valorizar as próprias emoções, não esconder/ficar transparente(!) a respeito dos próprios sentimentos, de carinho, de amor...  AMAR — AMAR — AMAR

4) Escute — seja manso — aja lentamente — considere o processo da criança — leve alegria e ânimo

5) Aprenda com a NATUREZA : 
— a cuidar 
— a preservar
— a viver a VIDA

6) Trabalhe sempre em sintonia com os  VALORES DA AVICRES

7) O AMBIENTE DE PAZ 

— a mais efetiva formação/educação contra a VIOLÊNCIA, mais efetivo do que todas as nossas palavras, é o clima de um SILÊNCIO CRIATIVO (por exemplo: contra o barulho e estupidez da televisão.)

                                                                                                   Johannes Niggemeier.

Fale com a gente

Rua Augusto Alves da Silva, 32 

Posse - Nova Iguaçu | Rio de Janeiro | Brasil

contato@ongavicres.com.br

Tel: (21) 3102-6661 | 3102-1560

Let's talk

32, Augusto Alves da Silva Street

Posse - Nova Iguaçu | Rio de Janeiro - Brazil

contato@ongavicres.com.br

Phone: 55 (21) 3102-6661 |  3102-1560